Módulos – Instruções
Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Última modificação: Segunda-feira, 28 de abril de 2025
Alunos
- Como acessar o SIGAA
- Matrícula Online Alunos Veteranos da Graduação
- Matrícula Online Alunos Veteranos do Stricto Sensu
- Procedimentos após defesa de Tese/Dissertação – DISCENTE STRICTO
- Renovação de Vínculo – Discente Técnico
Docentes
- Como acessar o SIG
- Preenchimento de Notas e Frequência
- Aprovação pelo ORIENTADOR das solicitações de matrícula de alunos veteranos do Strito Sensu
- Procedimentos após defesa de Tese/Dissertação – ORIENTADOR
- Autorizar criação de turma – CHEFE DE DEPARTAMENTO
- TURMA VIRTUAL
- Cadastro do Plano Individual Docente (PID) – DOCENTE
- Cadastro do Relatório Individual Docente (RID) – DOCENTE
- Homologação do Plano Individual Docente (PID) – CHEFE DE DEPARTAMENTO
- Homologação do Relatório Individual Docente (RID) – CHEFE DE DEPARTAMENTO
Stricto Sensu
- Aprovação das solicitações de matrícula on-line de alunos veteranos
- Aproveitamento de Disciplinas
- Cadastro de bancas de qualificação e defesa
- Gestão de Processo Seletivo
- Procedimentos após defesa de Tese/Dissertação – COORDENAÇÃO
- Avaliação de Candidatos do Processo Seletivo
- Cadastro e Matrícula de Discente de Integração Graduação/Stricto sensu – Resolução CEPE 20/2022
- Cadastro de Alunos Novatos (Após Aprovação No Processo Seletivo E Efetivação Da Matrícula) e Matrícula de Alunos em Disciplinas e em Atividades
- Criação e alteração de turmas
- Cadastro de novo período letivo e de calendário
Coordenação Graduação
- Solicitar matrícula para discentes em disciplinas
- Analisar solicitações de matrícula
- Orientar Trancamento de Matrícula
- Solicitar Criação de Turma
- Criação de Plano de Matrícula para Alunos Ingressantes
- Gerir Trabalho de Conclusão de Curso
- Matrícula com e sem quebra de co/pré-requisito
- Exclusão de Matrícula
- Gerenciar solicitações de atividades complementares
Registro Escolar
- Procedimentos após defesa de Tese/Dissertação – REGISTRO ESCOLAR
- Criação de Turma de Entrada para matrícula de ingressantes
- Matricular Discente Ingressante de Curso Técnico (Integrado/Subsequente/Concomitante)
- Matricular turma de nível Técnico inteira na série
- Oferta de turma em cursos de nível Técnico
- Trancamento e retorno de discente – nível Técnico
- Aproveitamento de disciplinas – nível Técnico
- Lançamento e Movimentações de Avaliações Somativas
Funcionalidades via PORTAL ADMINISTRATIVO ou PORTAL DO ALUNO:
Protocolo
Assinatura de documentos por Alunos
Assinantes Externos
- Cadastro de Assinantes Externos
- Assinatura de documentos – Assinantes Externos
- Manual Assinante Externo Completo em PDF
Despachos
Documentos
Memorando Eletrônico
- Como cadastrar um memorando
- Como autenticar um memorando
- Como cadastrar um memorando circular
- Painel de Memorandos
Processos
- Como cadastrar um processo
- Como receber um processo
- Como enviar um processo
- Como realizar a juntada de processos
- Como desapensar uma juntada de processos
- Como cancelar uma juntada de processos
Catálogo de Materiais
Almoxarifado
Patrimônio Móvel
Funcionalidades via MÓDULOS DO SISTEMA:
Funcionalidades via PORTAL DO SERVIDOR
Cadastro
- Como atualizar dados pessoais
- Como cadastrar dependentes/agregados
- Como inserir um documento de comprovação do dependente
- Efetivar Progressões
Solicitações
- Como solicitar auxílio alimentação
- Como solicitar auxílio natalidade
- Como solicitar auxílio pré-escolar
- Como solicitar auxílio transporte
- Como realizar solicitações eletrônicas
Plano de Saúde
- Como solicitar ressarcimento de plano de saúde
- Como enviar comprovante de pagamento de plano de saúde
- Como incluir dependentes/agregados do ressarcimento do plano de saúde
- Como remover dependentes/agregados do ressarcimento do plano de saúde
- Como desativar uma solicitação de ressarcimento de plano de saúde
Chefia de Unidade
Funcionalidades via MÓDULOS do sistema
MÓDULO ADMINISTRAÇÃO DE PESSOAL
.
Para informações a respeito das regras adotadas pela instituição, verifique o link a seguir:
Guia de Jornada de Trabalho de Trabalho de Servidores Técnico-Administrativos
Com o guia também é possível ver como consultar o espelho de ponto e como cadastrar uma ocorrência, através do Portal do Servidor > Consultas > Frequência > Espelho de Ponto.
Acesso aos Sistemas
Acadêmicos
- Acadêmico – SIGAA
- Cursos Técnicos, Graduação, Pós graduação, Extensão, Pesquisa, PID e RID
- SPE – Seleção de Bolsista
- Sistema de Apoio à Seleção de Bolsistas da DDE
- Moodle
- Ferramenta de apoio ao ensino
- Sophia – Biblioteca
- Sistema de Biblioteca
- Repositório Institucional
- Sistema de disponibilização de Produção Acadêmica, Cultural, Administrativa e Científica
- Integra
- Portal da Inovação
Administrativos
- SIPAC
- Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos
- SIGRH
- Sistema Integrado de Gestão de Recursos
- POLARE
- Programa de Gestão e Desempenho
- SIGEleição
- Sistema Integrado de Gestão de Eleições
- SIGAdmin
- Sistema de Administração dos Sistemas (Técnica e Gestão)
- SINAPSE
- Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviço
- Questionários (LimeSurvey)
- Gestor de Questionários / Formulários
- Central de Serviços
- Central de Atendimentos de TI / Chamados / Apoio aos usuários.
- Conferências
- Portal de Administração de Conferências – CEFET-MG
- Periódicos Eletrônicos
- Portal de Periódicos Eletrônicos – CEFET-MG
- Sistema Biometria
- Sistema de cadastro de biometria – CEFET-MG
- Balcão Digital – Serviços
- Serviços disponibilizados via GOV.BR
- Consulta Patrimônio Legado (SIE)
- Serviço de consulta ao patrimônio legado do BD SIE
E-mail Institucional
- E-mail institucional
- Acesso com IU / …@cefetmg.br
Gestão de TI
SIG
Os Sistemas Integrados de Gestão (SIG) formam um conjunto de sistemas cuja função é administrar informações e procedimentos de diferentes áreas da instituição, provendo a integração das informações.
Os principais sistemas são:
- SIGRH – Recursos Humanos
- SIPAC – Patrimônio, Administração e Contratos
- SIGAA – Acadêmico
- SIGEleição – Eleições institucionais
Acesso ao SIG Eleições: https://sig.cefetmg.br/sigeleicao/
O acesso SIG Eleições é o mesmo dos demais Módulos SIG: https://www.sistemas.cefetmg.br/acesso-ao-sig/
Para cadastro de permissões é necessário solicitação pela Central de Serviços.
Artigo: SIGEleição um novo jeito de votar
O SIG esta disponível no endereço: http://sig.cefetmg.br
O SIG é sistema WEB, disponível para acesso através de um navegador de internet. (Sistema melhor visualizado com Mozilla Firefox. Clique aqui para baixar e instalar.)
Para acesso ao SIG é necessário que o servidor tenha feito o seu cadastro na Identificação Única (https://iu.cefetmg.br). Veja mais informações aqui.
Caso queira conhecer o sistema e realizar testes, dispomos de um ambiente para treinamento, onde os dados disponibilizados são fictícios e não permanentes.
Para acessar o ambiente de treinamento acesse: http://treinamento.sig.cefetmg.br
Veja mais aqui: como acessar o SIG.
Além desses, outros sistemas menores compõem o conjuntos dos SIG’s
De maneira geral as relações entre os sistemas e os Sistemas Governamentais, se dá da seguinte maneira:

SINAPSE
O Sistema Integrado de Administração de Processos e Serviços (SINAPSE) teve o seu início em março de 2009. Trata-se de um projeto de desenvolvimento de um Sistema Integrado para informatização dos processos de diversos setores administrativos e de serviços de apoio às atividades educacionais no CEFET-MG. Hoje mantido pela SIS-TI – Coordenação de Sistemas de TI da Diretoria de Tecnologia da Informação – DTI.
Atualmente encontram-se em uso os módulos:
- Administrativo
- Controle de credenciais
- Créditos e Restaurantes
- Encargos Acadêmicos
- GRU
Atualmente o CEFET conta com dois tipos de contas institucionais:
1 – IU – Identificação Única – https://iu.cefetmg.br
Esta conta é gerenciada pelo CPF*, tanto para servidores quanto para alunos.
*Para login é utilizado o CPF.
Mais Informações: https://www.youtube.com/watch?v=WxVnl6mKCiw&feature=emb_title
Administração da Conta, acesse: https://iu.cefetmg.br
- Permite o cadastro de Alunos e Servidores
- Troca de senha
- Recuperação de senha perdida
- Criação do e-mail institucional (Somente servidores)
- Redirecionamento do e-mail antigo para o novo (Somente servidores)
Serviços: Esta conta atualmente permite acessar os seguintes serviços
- Sistemas SIG – https://sig.cefetmg.br (Como acessar o SIG)
- SINAPSE (Sistema Institucional) – http://sinapse.cefetmg.br
- Sistema Acadêmico SIGAA – https://sig.cefetmg.br/sigaa (Como acessar o SIGAA)
- Sistema Moodle – https://ava.cefetmg.br/
- Email Novo ( …@cefetmg.br ) – https://email.cefetmg.br
- Acesso a rede WIFI – http://cefetmg.br/noticias/arquivos/2017/08/noticia032.html
- Biblioteca (Sophia) – Somente após o cadastro na Identificação Única o usuário terá acesso ao sistema – https://biblioteca.cefetmg.br/
- Central de Serviços – Chamados para requisições ou incidentes de TI – https://cs.sgi.cefetmg.br/
Administração da Conta:
- Servidores deverão abrir chamado na Central de Serviços, tanto para Cadastro quanto para Recuperação de Senha.
Questionários
Tal funcionalidade do sistema permite a configuração e aplicação de Questionários no sistema SIG.
A aplicação do questionário possui a possibilidade de configurações de restrição de acesso aos sistemas condicionada à resposta do questionário, com definição especifica por data, a ser configurada no momento da criação do questionário.
ACESSO
– O acesso à funcionalidade de cadastro de Questionários se dá pelo modulo SIGAdmin, disponível em: https://sig.cefetmg.br/admin
– Para acesso ao SIG é necessário que o servidor tenha feito o seu cadastro na Identificação Única (https://iu.cefetmg.br). Veja mais informações aqui.
– O acesso a tal módulo/funcionalidade é atribuído através do perfil de acesso GESTOR DE QUESTIONÁRIO DE AVALIAÇÃO (Habilita o usuário para acessar os questionários de avaliação), solicitada através de Chamado (https://cs.sgi.cefetmg.br/), a qual será validada/ autorizada pelo responsável.
– Após a configuração do acesso o usuário conseguirá criar, gerenciar e aplicar os questionários aos grupos pré-cadastrados (público alvo do questionário) no sistema SIG.
– A aplicação de um questionário possui configurações de restrição de acesso ao sistema condicionada à resposta de questionário, com definição especifica por data, a ser configurada no momento da criação do questionário.
– Caso seja necessário a criação de um novo grupo (público alvo do questionário), a SIS-TI deverá ser acionada, via Chamado (https://cs.sgi.cefetmg.br/), para a criação do grupo.
TUTORIAIS DISPONÍVEIS: